3 Respostas sobre Picos de Crescimento num Bebé

O que acontece durante um pico de crescimento?


Durante um pico crescimento o bebé vai aumentar de peso, comprimento e perímetro cefálico mais rapidamente do que o habitual; pode também alcançar um marco no seu desenvolvimento ou passar a dominar uma habilidade na qual tem trabalhado nos últimos tempos.


Um dos sinais, mais frequentemente notado pelas mães de que o seu bebé está a passar por um pico de crescimento, é a necessidade que têm de ser alimentados com maior frequência.


Pouco antes e durante um surto de crescimento, o seu bebé pode parecer mais sonolento do que o habitual, dormindo a noite toda e fazendo longas sestas. No entanto, existem bebés em que sucede exactamente o oposto, precisam de menos horas de sono e acordam com maior frequência durante a noite.


Podem também ocorrer alterações no comportamento do bebé, tornando-se mais irrequieto e rabugento.


Um pico de crescimento não causa febre, irritabilidade extrema ou prostração.


Quando surgem e quanto tempo duram os picos de crescimento?


Podem surgir em qualquer altura. Nos bebés mais pequenos geralmente duram um dia ou dois dias,  em bebés maiores podem durar até uma semana.


Os picos de crescimento são mais prováveis em determinadas alturas do  primeiro ano do seu bebé:

  • duas semanas
  • três semanas
  • seis semanas
  • três meses
  • seis meses


O que devo fazer durante um pico de crescimento?


Responder aos sinais do seu bebé e tentar dar-lhe o que ele precisa, quer se trate de alimentos extra, uma sesta de manhã ou tempo de silêncio e abraços.


Nos bebés amamentados pode parecer que não estão a receber a quantidade suficiente de leite, mas não se preocupe, o seu organismo irá adaptar-se e produzir a quantidade de leite necessária para suprir as necessidades do bebé.


Estes períodos podem realmente ser muito cansativos para a mãe, pelo que esta deve também cuidar de si, comer regularmente, ingerir muitos líquidos e permitir que a família e os amigos ajudem nas tarefas.

 

Foto por Sharon Garcia no Unsplash