O que é uma alergia?

Uma alergia é uma patologia causada por uma reacção anormal a uma substância inofensiva, a que se chama alergénio. A palavra alergénio significa literalmente substância capaz de produzir alergia.

Os alergénios são tolerados sem problemas por indivíduos não alérgicos. Por exemplo, a maioria das pessoas tolera o contacto com gatos, mas no caso de ser alérgico ao pêlo do gato, pode começar a espirrar, a sentir comichão no nariz e ter corrimento nasal. Esta reacção alérgica é devida a um "erro" do sistema imunitário.

O sistema imunitário é responsável pela supervisão do bom funcionamento do organismo, como se tratasse de uma força policial. Confere protecção contra agentes externos patológicos, como bactérias ou vírus que podem desencadear doenças ou contra as suas próprias células que possam constituir uma ameaça, tais como as células cancerígenas.

Outra das funções do sistema imunitário é reconhecer tudo aquilo que não faz mal ao organismo, com por exemplo, deve permitir a entrada de nutrientes no organismo.

Numa reacção alérgica, normalmente, o sistema imunitário reage de uma forma exagerada contra uma substância que deveria ser tolerada. A reação pode ser local, como na picada de um insecto que provoca eritema (vermelhidão) na pele ou pode ser uma reacção generalizada, afectando vários órgãos do organismo.

Foto por Lukasz Szmigiel no Unsplash