Mas afinal... o que é uma vacina?

O que é uma vacina?

Uma vacina é uma preparação derivada ou quimicamente semelhante a um agente infeccioso (microrganismo) que pode causar doença. Esta preparação é reconhecida pelo nosso sistema imunitário e provoca uma resposta como se tivéssemos realmente sido infectados pelo agente. 
Simplificando, as vacinas induzem o sistema imunitário a memorizar esta reposta e a produzir rapidamente anticorpos num infecção futura. Ou seja, caso formos infectados por determinado agente infeccioso e se estivermos previamente vacinados, o nosso sistema imunitário conseguirá combater com maior eficácia o agente e em alguns casos evitará mesmo a doença.

Que tipos de vacinas existem?

As vacinas podem conter microrganismos mortos ou algumas partes dos microrganismos que são suficientes para serem reconhecidas pelo sistema imunitário (vacinas mortas ou inactivas); outras contêm microorganismos vivos mas enfraquecidos e incapazes de causar doença (vacinas atenuadas); ou algumas usam formas inactivas de toxinas que os agentes infecciosos libertam e causam doença(toxoides).

As vacinas são seguras?

O fabrico de vacinas respeita normas internacionais rigorosas que dão garantia de segurança e boa tolerância.
Antes de serem introduzidas no mercado, as vacinas são sujeitas estudos, que em alguns casos, podem abranger milhares de voluntários humanos (saudáveis).