A Bronquiolite em 2 minutos

A bronquiolite é uma infecção viral típica das vias aéreas inferiores na criança com menos de um ano de idade. Em 80% dos casos o agente é o vírus sincicial respiratório (VSR), mas o adenovírus, algumas estirpes do vírus parainfluenza, o rínovirus e até o influenza também podem ser responsáveis.

 

A prevalência do VSR é maior no Inverno e no início da Primavera. Os lactentes adquirem a infecção através dos adultos ou de crianças mais velhas com sintomas de obstrução nasal (coriza). O quadro clínico é caracterizado por coriza (obstrução nasal), febre baixa, com início gradual de sintomas de dificuldade respiratória e tosse secundária à obstrução das pequenas vias aéreas.

 

Normalmente, a infecção resolve-se  ao fim de 7/10 dias, devendo ser adoptadas medidas de suporte, tais como hidratação, aerossóis e fármacos que ajudam a eliminar as secreções.

 

Caso a criança apresente febre superior a 38,5º C, prostração marcada, irritabilidade, choro inconsolável, deve contactar o Pediatra ou eventualmente recorrer a um Serviço de Urgência.