7 conselhos para a primeira semana do seu bebé em casa

Agora que finalmente trouxe o seu bebé para casa, toda uma nova vida irá começar. Por melhor que se tenha preparado, acredite, vai ficar surpreendida com o que vai aprender com o seu bebé.

1. Como criar uma ligação com o seu recém-nascido?

A vinculação com o seu filho é uma das maiores alegrias da paternidade, mas nem sempre surge de forma imediata. É normal que assim seja e não tem de sentir qualquer culpa por isso. Afinal, está-se a adaptar ao seu pequenote e este a um admirável mundo novo.

  • Como pode então iniciar ou aprofundar o processo de vinculação:
  • Estimular o contacto pele com pele – segure o seu bebé perto de si quando o está a amamentar ou apenas quando o está a abraçar; através da massagem
  • Olhe o seu bebé nos olhos e sorria (esta será muito fácil de realizar porque, de forma consciente ou inconsciente, quando olhamos para os nossos mais que tudo esboçamos sempre um sorriso ternurento!), com o tempo ele começará a imitá-la.
  • Fale e cante com o seu bebé, ele adora o som da nossa voz.

2. Quanto tempo dorme o recém-nascido?

Muito nos primeiros tempos! Até 16h por dia, mas não de seguida. Os recém-nascidos dormem habitualmente 1 a 2 horas de cada vez. A partir dos 6 meses, alguns bebés dormem 6 horas à noite. No entanto, é muito variável de bebé para bebé (há sempre aqueles que dormem a noite toda desde os primeiros tempos – Que sorte!!!)

Alguns truques podem ajudar:

  • Quando o bebé se começa a agitar à noite, espere um ou dois minutos, por vezes eles acalmam-se sozinhos e voltam a adormecer;
  • A meio da noite, quando o amamentar ou mudar a fralda, interaja pouco com ele, para não o estimular em demasia;
  • Seja ativo durante o dia, brincando e estimulando-o, assim passará mais tempo acordado de dia o que poderá ajudar a dormir mais durante a noite.

3. Cuidados a ter na muda da fralda

Um ponto fundamental é manter sempre o rabinho do seu bebé limpo e seco, o que implica mudar a fralda com frequência para evitar que a urina e as fezes fiquem em contacto com a pele por períodos prolongados. Para limpar pode usar simplesmente compressas e água morna. Em alternativa, pode usar águas de limpeza ou toalhitas descartáveis. Mas cuidado, opte pelas que não contêm álcoóis ou fragrâncias. 

4. Como devo deitar o meu bebé?

Coloque sempre o seu bebé a dormir de costas e evite colocar no berço almofadas, brinquedos ou mantas.

5. Devo vacinar o meu bebé?

É muito importante que cumpra o Plano Nacional de Vacinação e as visitas regulares ao Médico Assistente, de acordo com o que está definido. Apesar de toda a controvérsia que envolve actualmente este assunto, as vacinas ajudam a proteger o seu bebé de doenças infecciosas. Existem dezenas de ensaios clínicos a comprovar a eficácias das vacinas e sua segurança. Pode ler mais sobre vacinas neste artigo.

6. Quando devo amamentar?

Sempre que puder!

7. Acho que o meu bebé tem muito frio! Devo vesti-lo com muito roupa?

Mantenha o seu bebé confortável, não o vista demasiado. O sobreaquecimento é perigoso nos recém-nascidos, porque devido à sua imaturidade, ainda não conseguem regular bem a sua temperatura corporal. 

 

Acima de tudo, APROVEITE muito o seu bebé e esta nova fase da sua vida! 

 

Baseado no WebMed

Foto por Dakota Corbin no Unsplash